Como consumidores, somos responsáveis pelos produtos que predominam no mercado e, como consumidores conscientes, devemos optar por produtos sustentáveis. Contudo, isto não é suficiente. Ser um consumidor consciente vai além da seleção dos produtos com rótulos sustentáveis, não abrange apenas as nossas decisões no momento da compra, mas também as decisões que tomamos após a compra.
O Relatório do Observatório do Consumo Consciente de 2017 demonstrou que os portugueses não incorporam comportamentos de poupança de recursos e de separação de resíduos. O estudo demonstra também que as preocupações com a poupança de energia em casa, reciclagem e poupança de recursos não atingem os 50%.
O rumo a uma economia circular baseia-se na diminuição do consumo, na poupança dos recursos e, finalmente, na recuperação de matérias-primas. Como tal, com a prática de medidas simples de poupança podemos contribuir para um futuro melhor. Reduzir, reparar, reutilizar e reciclar podem-nos ajudar a criar um futuro sustentável.