Para que os produtos sejam utilizados um maior número de vezes, reparar e reutilizar são a chave. Reparar e reutilizar são duas práticas base e indispensáveis numa economia circular. A reparação e a reutilização permitem-nos manter os materiais e produtos na economia durante mais tempo, evitando que sejam descartados sem necessidade quando ainda têm capacidade de utilização.
Em toda a produção são gastos recursos naturais como água e madeira no caso do mobiliário, ou minerais valiosos no caso dos produtos elétricos e eletrónicos. Tendo sido estes materiais extraídos e consumidos, o melhor que podemos fazer para contribuir para uma economia circular e para o desenvolvimento sustentável é manter estes materiais em utilização na economia durante o maior período possível e, apenas quando não houver outra opção, eliminar os produtos de forma adequada.
Por exemplo, aquando da utilização do produto, e que divulguem com clareza a informação sobre as possibilidades de reparação dos mesmos.
Informe-se sempre sobre a possibilidade de reparação com a própria marca que vende os produtos.
Contacte o representante da marca do produto que avariou para perceber as opções de reparação.
Pode pintar, forrar, e até adaptar para serem móveis novos e com outras funcionalidades.
Os Repair Café são espaços onde voluntários oferecem o seu tempo e competências para fazer reparações. Já existem alguns a funcionar em Portugal.
Se está a pensar substituir algum aparelho elétrico, eletrónico, móvel, brinquedo ou outro produto da sua casa, doe o antigo a uma instituição de cariz social, sempre que estes estejam em bom estado
Em último caso, quando os produtos não tiverem possibilidade de ser reparados ou reutilizados, assegure-se que são eliminados da forma adequada, não os deixe na rua. Se não sabe como os eliminar, contacte os serviços próprios (DRAAC, Municípios ou ARM).
Por exemplo, sobre a importância de reparar e reutilizar, promova os mercados em segunda mão e as doações.