O aumento da população, o aumento do consumo e a forma como produzimos para dar resposta à crescente demanda, estão a gerar o declínio dos ecossistemas, o esgotamento dos recursos e a potenciar as alterações climáticas.
A Economia Circular (EC) surge como ambição de promover uma mudança de mentalidade, na maneira como criamos valor económico e nos relacionamos com o ambiente, focando na saúde, na qualidade de vida, e na sustentabilidade das comunidades e ecossistemas.
Consciente e mobilizada, a Comissão Europeia assume o Pacto Ecológico Europeu (PEE) como a sua prioridade e, por sua vez, a EC como um dos seus pilares.
A Economia Circular foi identificada como uma prioridade para a Região pelo Governo Regional. A EC só fará sentido, e só será efetiva, se assumir a dimensão dum movimento global, mas os seus benefícios são mais facilmente percetíveis ao nível local. Isto porque, efetivamente, as oportunidades económicas e de emprego são transferidas para o nível local: os hábitos de consumo, o uso sustentável, as atividades de manutenção, a reutilização, o pensamento sistémico, a gestão de resíduos, os serviços, entre outros, acontecem, observam-se, ao nível local.
O Governo Regional da Madeira assumiu o compromisso com a circularidade aprovando a Agenda Madeira Circular, Resolução n.º 144/2021, de 4 de março, publicada no JORAM, I Série, n.º 41, de 5 de março. A agenda está alinhada com as orientações europeias sem perder de vista os desafios e oportunidades específicas da Região Autónoma da Madeira.
A Plataforma Madeira Circular, uma das medidas da Agenda, é um fórum para agregar os principais agentes para a economia circular, incluindo a sociedade civil, as empresas, a administração pública e a comunidade científica e académica. O objetivo principal desta Plataforma é criar os canais de comunicação necessários para levar a cabo e promover a ação colaborativa e apoiar a implementação das orientações da Agenda Madeira Circular, tão necessários para animar o movimento da circularidade.
A Plataforma é uma comunidade de partes interessadas que se manifesta sob a forma de portal dedicado a apoiar a RAM na transição para a EC. Aí será possível encontrar as melhores práticas que conduzem à utilização eficiente dos recursos ao longo da cadeia de valor das empresas e à reintrodução desses recursos no mercado.
A Plataforma é também um instrumento para a construção de um novo modelo de colaboração, que esbata barreiras tradicionalmente competitivas no mercado. A EC funciona melhor num ambiente colaborativo, entre diferentes indústrias, cadeias de distribuição e serviços.
A plataforma Madeira Circular é administrada pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
Contacte-nos para qualquer dúvida, comentário ou sugestão. Faça parte deste movimento!
Estamos disponíveis através do email madeiracircular@madeira.gov.pt.
Contactos
Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Rua Dr.º Pestana Júnior, n.º 6 - 3.º Dt.º
9064-506 Funchal
Telefone: (+351) 291 207 350
Fax: (+351) 291 229 438
Email: madeiracircular@madeira.gov.pt