Comunicar as estratégias, medidas, objetivos e resultados no âmbito da economia circular e da sustentabilidade é muito positivo para as empresas, demonstrando a sua responsabilidade social e ambiental e tornando-se um fator decisivo para muitos consumidores. Contudo, a comunicação com o público deve ser responsável, correta, clara e certeira para evitar o chamado Green
Washing.
O Green Washing é uma estratégia de marketing relacionada com “boas” práticas ambientais e de sustentabilidade. Assume a comunicação de informação de sustentabilidade aos consumidores, ocultando por outro lado, impactes ou factos ambientais e sociais negativos, o que induz os consumidores em erro. As empresas que fazem Green Washing não estão normalmente a contribuir para a circularidade ou sustentabilidade, já que as medidas que anunciam são contrariadas por ações e atividades incorretas que não são mencionadas.
Neste sentido, as empresas que utilizam a estratégia do Green Washing criam uma imagem negativa e perdem a confiança dos consumidores mais atentos. Para evitar estes efeitos negativos, as empresas devem ser coerentes entre aquilo que praticam e o que comunicam, assumindo a responsabilidade de aplicar medidas circulares e de sustentabilidade que realmente façam diferença.
A sustentabilidade deve funcionar organicamente numa empresa, sendo assumida a todos os níveis. Por isso, é necessário que as empresas estudem e desenvolvam estratégias de sustentabilidade e circularidade com empenho, ponderando todas as suas decisões e iniciativas. Por último, cabe também à sociedade de consumo informar-se e estar atenta a estas más práticas ambientais e sociais, por forma a evitar o consumo dos produtos destas empresas e, assim, alertar o mercado para as suas ações negativas.