Fechar o Ciclo

O ramo da restauração é um dos maiores consumidores de recursos e produtores de resíduos na RAM e no mundo. Este elevado consumo de materiais e recursos por parte dos restaurantes e a complexidade da produção de resíduos, representa uma oportunidade para os restaurantes serem pioneiros em termos de circularidade, sobretudo, na luta contra o desperdício alimentar.

São apresentadas de seguida diversas sugestões de iniciativas que podem ser tomadas pelas empresas do sector da restauração, no âmbito da economia circular.

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Estabelecer um compromisso contra o desperdício alimentar

Dar prioridade aos fornecedores locais. Como forma de encurtar a cadeia de fornecimento dos alimentos, evitando desperdícios, consumos energéticos e emissões de carbono. Os restaurantes devem discutir o tema do desperdício alimentar, e subsequentes formas da sua redução, com os seus fornecedores. Frequentemente, medidas associadas ao combate do desperdício alimentar beneficiam o produtor e o fornecedor, para além do restaurante

Conservar os alimentos de forma adequada.

Usar a criatividade. Os restaurantes podem beneficiar das competências dos seus chefes de cozinha para aproveitar ao máximo todos os alimentos.

Ajustar as porções. Com o objetivo de reduzir os restos de comida com origem nos pratos dos clientes. Os restaurantes devem ajustar as porções para evitar que os alimentos fiquem no prato e tenham de ser enviados para o lixo. Podem, por exemplo, disponibilizar diferentes tamanhos de porções.

Sensibilizar os clientes sobre o desperdício alimentar. Se o restaurante funcionar como bufete, os clientes devem ser sensibilizados para se servirem apenas da dose de alimentos que vão consumir e evitar que os restos acabem no lixo. O restaurante deve ainda promover ao cliente a opção de levar os excedentes da refeição para casa, para consumo posterior.

Estabelecer parcerias com aplicações móveis para evitar o desperdício alimentar. Os restaurantes podem beneficiar da parceria com iniciativas como a “TooGoodToGo”, para comercializar os restos da cozinha por preços justos para ambas as partes.

Estabelecer parcerias com instituições de cariz social. Se o restaurante não tem a possibilidade de comercializar os seus restos alimentares, recomenda-se a criação de parcerias com instituições de cariz social para doar os restos da cozinha.

Valorizar os resíduos orgânicos. Caso o restaurante não consiga reaproveitar os alimentos, estes resíduos não devem ser desperdiçados. Recomenda-se o estabelecimento de um sistema de separação que permita separar os restos alimentares e orgânicos do lixo comum. Desta forma, estes podem ser utilizados para alimentar animais ou fazer compostagem e voltar ao solo. Consulte boas práticas para compostagem AQUI.


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Ser proativo na redução das embalagens descartáveis

Eliminar ao máximo as embalagens descartáveis, reduzindo o uso desde os fornecedores aos clientes. Para isto, os restaurantes podem beneficiar de contratos com fornecedores locais, pois sendo a cadeia de distribuição mais curta, mais facilmente podem ser eliminadas as embalagens desnecessárias, por exemplo, pelo maior consumo de produtos frescos com recurso ao transporte em embalagens retornáveis por parte do fornecedor.

Evitar a utilização de caixas de take-away descartáveis. Os restaurantes podem optar por embalagens retornáveis. São muitos os restaurantes que se encontram já a estabelecer sistemas de disponibilização de embalagens para take-away retornáveis. Caso essa possibilidade não seja viável para o restaurante, pode optar-se por opções mais sustentáveis como embalagens de produtos biodegradáveis, evitando o plástico. Os restaurantes com recurso ao sistema takeaway devem permitir que os seus clientes utilizem os seus próprios recipientes, devendo comunicar de forma clara essa opção.

Eliminar a utilização de loiça de plástico e de utilização única.


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Conhecer as tecnologias que podem suportar esta transição


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Sempre que possível, reutilizar, reparar, renovar, doar, vender em segunda mão ou reciclar


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Sensibilizar para a economia circular

O restaurante deve constituir uma equipa focada na transição para uma economia circular. Isto traduz-se num ambiente motivador que acaba por se repercutir nos objetivos estabelecidos. Igualmente, o restaurante deve sensibilizar os seus clientes sobre a economia circular, partilhando os seus objetivos e as medidas estabelecidas para os atingir.


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Estabelecer objetivos reais, mensuráveis e comparáveis

A melhor forma de um restaurante monitorizar e conseguir ver os resultados dos esforços no âmbito da economia circular é criar indicadores que ajudem a visualizar a evolução e definir e acompanhar objetivos.

Para conhecer mais sobre as iniciativas no sector da restauração e das tecnologias aplicadas, consulte os exemplos. Poderá igualmente descarregar o Guia de Boas Práticas para o sector do turismo disponível neste site.