Como forma de combater o problema dos resíduos plásticos no oceano, a DRAAC realizou no passado dia 10 de dezembro uma ação de formação focada neste tema, em parceria com a ASWP.
Os resíduos de plástico são um problema mundial premente visto que representam uma grave ameaça para o ambiente, particularmente para o meio marinho, acarretando um sério risco para os ecossistemas e biodiversidade, assim como para a saúde humana, sendo também responsável pela causa de vários prejuízos em atividades como o turismo, as pescas e o transporte marítimo.
Como forma de combater o problema dos resíduos plásticos no oceano, a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) realizou, no passado dia 10 de dezembro, a ação de formação “Estratégias de Identificação e Valorização de Resíduos de Plástico nos Oceanos".
Esta formação, realizada em parceria com a Associação Smart Waste Portugal (ASWP), entidade responsável pela coordenação e liderança da iniciativa Pacto Português para os Plásticos (PPP), e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) da Universidade do Minho, teve como objetivo a aquisição de competências para uma melhor caracterização dos resíduos de plástico mais comuns nos oceanos e zonas costeiras (ex.: artes de pesca, cabos de amarração de embarcações, plásticos de embalagens), nomeadamente ao nível da tipologia de polímeros, assim como a identificação de estratégias que permitem garantir uma maior circularidade destes materiais.
Esta formação ficou marcada pela presença de um público profissional muito diverso, de entidades com participação direta e indireta no combate a esta problemática, através de ações de monitorização, limpeza, investigação, sensibilização, prevenção, recolha ou tratamento de lixo-marinho, nomeadamente a DRAAC, IFCN, ARM, DRP, DRM, APRAM e ARDITI.
Para além do exposto, a pertinência da formação enquadra-se também no seio das principais estratégias regionais de economia circular, nas quais as ações que contribuem direta ou indiretamente para a minimização/erradicação do lixo marinho são um ponto chave na consecução de alguns dos seus objetivos, nomeadamente a Estratégia de Resíduos Madeira e a Agenda Madeira Circular.
Para mais informações consulte: https://www.madeira.gov.pt/draac/Estrutura/DRAAC/ctl/Read/mid/10448/InformacaoId/136079/UnidadeOrganicaId/14
A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da Divisão de Gestão de Resíduos e Economia Circular, celebrou o Dia Mundial da Reciclagem com os alunos da Escola do 2º e 3º Ciclos do Caniço, numa ação realizada no âmbito do Programa Eco Escolas.
Ver maisNo âmbito do projeto Oceanlit, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) promoveu o seminário “Viabilidade de reciclagem e economia circular de lixo-marinho”, que decorreu no auditório do Colégio dos Jesuítas, no passado dia 26 de setembro.
Ver maisA Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas realizou uma apresentação para os alunos do curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil, no dia 18 de maio, na Universidade da Madeira, sobre a gestão dos RCD e estratégias regionais de resíduos e de economia circular, a convite da docente Ana Cristina Pereira, responsável pela Unidade Curricular de Higiene, Segurança, Saúde e Ambiente.
Ver maisComo forma de combater o problema dos resíduos plásticos no oceano, a DRAAC realizou no passado dia 10 de dezembro uma ação de formação focada neste tema, em parceria com a ASWP.
Ver maisNos dias 21 e 22 de outubro decorreram formações dedicadas à Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição e às alterações introduzidas pelo novo Regime Geral de Gestão de Resíduos.
Ver maisNa próxima quarta feira, dia 28 de julho, decorrerá online uma formação sobre a Plataforma Madeira Circular, dedicada ao sector do turismo.
Ver maisDivulgação da Plataforma Madeira Circular aos colaboradores da DRAAC.
Apresentação pública em Câmara de Lobos da Agenda Circular da Madeira e da Plataforma Madeira Circular.
Ver mais