A To Good To Go é uma aplicação que tem como objetivo lutar contra o desperdício alimentar. A aplicação oferece um mercado para venda de comida que está em ótimo estado mas que já não será vendida pelo restaurante nesse dia porque representam as “sobras”. Por exemplo, ao utilizar a aplicação é possível receber em casa uma caixa cheia de produtos de pastelaria que representam as sobras de um dia num café, mas que continuam em perfeito estado, por um valor justo e simbólico.
Em Portugal, a aplicação já foi utilizada por 496.297 pessoas desde a sua chegada. Conta com 1.752 parceiros, entre cafés, restaurantes, supermercados e outros, tendo sido salvas aproximadamente 312.230 refeições.
A To Good To Go incentiva e apoia marcas a contribuir contra o desperdício alimentar. Por exemplo, a marca A Vaca que ri, juntou-se à To Good To Go e implementou um rótulo nos seus produtos que pretende sensibilizar para uma boa interpretação das datas de validade dos seus produtos. Todas as marcas de produtos alimentares interessadas podem juntar-se a esta iniciativa no site da To Good To Go e rotular os seus produtos com informação para sensibilizar.
As pastelarias e padarias, são as mais populares na aplicação, contando já com mais de 15.639 estabelecimentos em 11 países. As padarias encaram o desafio de ter de confeccionar produtos frescos diariamente, como por exemplo o pão. Muitos dos produtos são difíceis e até impossíveis de vender no dia seguinte, já que a procura está focada em produtos a sair do forno e frescos. Assim, as pastelarias e as padarias beneficiam das parcerias com a Too Good To Go porque podem comercializar estes produtos, que ainda estão em perfeito estado para serem consumidos. Como indicador, a padaria Emmerys salvou 144.910 refeições, evitando mais de 362.462 kgCO2 desde o início da parceria em 2016.
Por sua vez, na Europa, 1.476 hotéis já se juntaram ao movimento para, juntamente com os consumidores, combater o desperdício alimentar com a Too Good To Go. Os hotéis deparam-se com desafios constantes na previsão da procura, o que pode levar ao desperdício de grandes quantidades de alimentos pela produção em excesso (sobretudo com bufetes). Como exemplo dos benefícios das parcerias com a Too Good To Go, o grupo Acoor distribuiu 160 000 refeições sobrantes, evitando mais de 400.000 kgCO2.
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